Este estudo é um relato de experiência baseado na participação no Programa de Educação Tutorial (PET) – Práxis de Educação do Campo, desenvolvido no campus Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O grupo parte da compreensão de que a Educação do Campo não é apenas para ou com os camponeses, mas dos camponeses, conforme Caldart (2012), representando uma expressão legítima de uma pedagogia do oprimido. Inspirado na concepção freiriana, o programa reconhece que todos os sujeitos se educam mutuamente, mediando-se pelo mundo, sem hierarquias de saber. A experiência proporcionou aprofundamento da formação acadêmica e contribuiu para uma educação comprometida com a transformação social, especialmente em um contexto em que o ensino superior é majoritariamente privado e restritivo, excluindo camadas populares como camponeses, indígenas, quilombolas e povos das águas e das florestas. O PET constitui um espaço de articulação entre teoria e prática, valorizando metodologias participativas, como a pedagogia da alternância e os Núcleos de Base, que promovem pesquisa-intervenção junto às comunidades. Por meio da auto-organização e da coordenação ampliada, composta por professores, bolsistas e representantes comunitários, o grupo constrói coletivamente ações que buscam superar dicotomias entre trabalho manual e intelectual, sujeito e objeto, universidade e território. Conforme Marx e Engels (1978), é necessário romper com a lógica da educação burguesa, que separa qualidade de quantidade e desconsidera saberes produzidos fora dos espaços hegemônicos. O PET promove um processo formativo que rompe com a memorização passiva, estimulando pensamento crítico, autonomia e compromisso ético com os sujeitos do campo. A participação no programa amplia o repertório acadêmico e contribui para a formação cidadã e docente, evidenciando que a educação deve escutar, dialogar e se deixar afetar, construindo pontes entre universidade e comunidade, entre teoria e prática, entre saber e transformação. Conclui-se que o PET – Práxis de Educação do Campo - constitui um compromisso com uma educação que escuta, dialoga e se deixa afetar, construindo pontes entre universidade e comunidade, entre teoria e vida, entre saber e transformação.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO